10 abril 2013

Torta de grapefruit ou laranja com merengue


Ingredientes: 
1 massa assada de 18 a 20 cm de diâmetro{ receia de massa doce para tortas*
2 à 3 colheres de amido de milho(maizena
1 1/2 xícara de suco de laranja ou grapefruit{ vendido em lata, concentrado.
aproximadamente 1/2 xícara de açúcar{opicional.
2 gemas batidas

Para o merengue:
2 claras 
1/3 de xícara de açúcar peneirado 
açúcar, para polvilhar


Modo de preparar:
Dentro de uma panela pequena,misture o amido de milho e um pouco de suco de laranja, até 
até obter uma pasta homogênea. Acrescente aos poucos o restante do suco. Aqueça essa mistura em fogo baixo, mexendo-o constantemente com uma colher pau;depois que ele levantar fervura, deixe-o cozinhando em fogo baixo durante 3 minutos, ou até que a mistura engrosse e adquira uma tonalidade mais clara.Retire do fogo acrescente aos poucos as gemas e adoce-o a gosto.Despeje o creme na massa assada e alise sua superfície. 
Para fazer o merengue, bata bem as claras em neve. Acrescente delicada e rapidamente o açúcar. Comece colocando o merengue, às colheradas, nas bordas da torta e depois em direção do centro. Certifique-se de que o recheio esteja completamente coberto e de que não haja quaisquer falhas, por menores que sejam, na orla da torta; caso contrario, o merengue criará umidade. Polvilhe-o com açúcar. Leve para assar em forno moderado, pré aquecido, durante 25 à 30 minutos, ou até merengue esteja firme e dourado.

Tempo de preparo: 30 minutos
Temperatura do forno: 160°C


Esta é uma variação da famosa torta de limão com merengue. Você poderá usar 
grapefruits frescos ou suco de grapefruit em lata, concentrado, o qual não deve ser adoçado, a fim de estabelecer  o interessante contraste entre um recheio ácido e uma cobertura doce. A massa pode ser simples ou doce.


*Receita básica de massa doce para tortas:

1 1/2 xícara de farinha de trigo 
1 pitada de sal 
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
50 g de banha de porco ou gordura vegetal { substituí por margarina
2 colheres (chá) de açúcar
1 gema batida 
água fria para dar liga 

Esta quantidade é suficiente para forrar uma forma de torta de 20 a 22 cm de diâmetro.
Peneire a farinha e o fermento em uma vasilha. Acrescente a banha cortada em pedaços e misture-os até que estejam bem revestidos de farinha.esfregue a gordura com as pontas dos dedos, levantando as mãos bem acima da vasilha, de modo a permitir o máximo de oxigenação. Acrescente o açúcar e misture tudo.
Adicione 2 colher (de sopa) de água à gema de ovo e acrescente esta mistura à massa. Coloque a quantidade suficiente de água para dar liga à mistura.Passe-a para uma superfície plana polvilhada com farinha e amasse-a delicadamente. Cubra-a e deixe-a descansando em local fresco ou na geladeira durante pelo menos 30 minutos. Passado esse tempo, a massa estará pronta para ser estendida.


Esta sobremesa pode ser servida quente ou fria, decorada com raspas de laranja ou frutas cristalizadas.


PS: Não consegui tirar fotos da torta inteira, deixei esfriando e quando voltei minha filha já havia cortado uma fatia, se bem que eu poderia ter tirado fotos da fatia da torta!


receita extraída do livro Pudins e Sobremesas de Elizabeth Pomerby